BIOGRAFIA DAMÁSIO GOMES DE ANDRADE

DAMÁSIO GOMES DE ANDRADE, nascido aos dois dias do mês de dezembro do ano de 1932, na cidade de Rio Formoso no Estado de Pernambuco, chegou em Nova Alvorada no ano de 1972, fixando residência e se estabelecendo comercialmente no rama farmacêutico ao adquirir do Sr. Joaquim de Paula uma pequena Farmácia, assumindo de imediato não só o atendimento dos moradores locais, mas também várias fazendas da região.

No ano de 1973 casou-se com Maria Rodrigues dos Santos, filha do Sr. Arquia Rodrigues dos Santos, um dos primeiros moradores de Nova Alvorada. Tiveram três filhos, Ronaldo Rodrigues de Andrade, Júnior Rodrigues de Andrade e Elisângela Rodrigues de Andrade. Damásio foi um dos pioneiros da comunidade de Nova Alvorada, prestando o serviço de vital importância na área da saúde, tornando-se referência pela sua reconhecida atuação perante a comunidade nova alvoradense e demais localidades da vizinhas, nas mais diversas atividades de saúde, tendo se especializado no tratamento de malária, que na época assolava muitas pessoas devido o intenso trabalho de centenas de homens desbravando a mata fechada da região. Além de ser uma referência no acompanhamento de gestantes e realização de partos.

No início da década de 80, quando Nova Alvorada era ainda Distrito de Vila Bela da Santíssima Trindade, Damásio assumiu integralmente os serviços do Posto de Saúde que se instalou na localidade, como funcionário da Prefeitura Municipal, dando continuidade aos trabalhos que já vinha desenvolvendo aos cidadãos, auxiliando no tratamento de inúmeras doenças, combatendo a febre amarela e a malária entre outros males que afligia a população da região nessa época.

Na juventude foi militar e por ter um arraigado espírito patriótico, desenvolvia voluntariamente um projeto de resgate ao civismo, organizando e realizando todos os anos o “Desfile de 07 de Setembro” na comunidade de Nova Alvorada, integrando não só os alunos da localidade, mas também de toda região. Faleceu em 25/03/2000, deixando seu legado, pois sempre buscou, valendo-se de seu esforço, e ignorando as dificuldades que se apresentavam, cuidar da saúde daqueles que o procuravam.  

Copyright® 2021. Câmara Municipal de Comodoro. Todos os direitos reservados.
Logo MPX Brasil