Palestras promovidas pela secretaria de saúde, referente a prevenção precoce do Câncer de Mama

Data: 05 de Outubro de 2021

Hoje dia 05 de outubro, a Presidente da Câmara municipal de Comodoro, Gleyscler Belussi, juntamente com o Vereador Ronaldo Andrade visitou a Unidade de Saúde da Família Cidade Verde, onde iniciou-se o ciclo de palestras promovido pela secretaria de saúde, referente a prevenção precoce do Câncer de Mama.

Na ocasião conheceram a médica Dra. HINAIÊ CAROLINE BRAÚNA FERREIRA, recém contratada pela administração pública para atender àquela comunidade.

Conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90.

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O Câncer de Mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil.

A parlamentar acredita que, além de investimentos financeiros, a ação também está investindo na manutenção da vida da mulher. “Quando você não trata no início, a chance de perder uma vida é maior, então o maior investimento aqui é no ser humano, principalmente naquelas famílias que mais precisam e não tem condição de pagar por um exame” comenta os vereadores.